Oficina de trabalho "Bóson de HIGGS".
Apreciem a resenha elaborada pelos professores que participaram do encontro.
Resenha do texto Quebra cabeça em expansão, de Igor Zolnerkevic e Ricardo Zorzetto: " Bóson de HIGGS- Quebra cabeça em expansão"
Uma nova descoberta tem agitado o mundo da pesquisa física. A criação do Large Hadron Collider (LHC), um acelerador de partículas, cujo objetivo é provocar o choque de mais de 3 quatrilhões de prótons acelerados a velocidades próximas à da luz, no interior de um anel com 27Km de circunferência. Esse acelerador foi instalado na fronteira da França com a Suíça. Estudos anteriores apresentavam no campo da Física e Modelo Padrão- uma teoria que explica como partículas e forças interagem desde o instante inicial do Universo, o momento zero da criação. A nova descoberta " Bóson de HIGGS" batizada como a "partícula de Deus" é o resultado de uma pesquisa há muito realizada, que busca através do aceleramento das partículas de prótons se entender a formação de massa específica que constitui o Universo. Essa teoria ainda não foi confirmada, estudiosos esperam comprová-la até 2018. Embora sendo alvo da mídia, esse tema tem agitado estudiosos no assunto do mundo inteiro. "Uma vez confirmada essa teoria, o que mudará em nosso Universo"?
No artigo " Quebra cabeça em expansão" os autores informam os leitores sobre essa descoberta, embora seja um texto complexo, destinado a um grupo seleto, pois o assunto exige conhecimentos prévios para sua melhor compreensão. Esse texto destina-se a cientistas, pesquisadores físicos, químicos, professores universitários, alunos de curso superior, mas por se tratar de uma pesquisa um tanto curiosa, pode ser levada até as salas de aula, de forma mais simples para que alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental possam interagir com textos do gênero científico.
Luciana, Maressa, Ricardo e Rosânia.