segunda-feira, 30 de abril de 2012
Participe!!! Feira de Ciências e Tecnologia
A primeira edição Empírika foi realizada em Salamanca (Espanha), em novembro de 2010. Ela marcou o lançamento de uma iniciativa com objetivos de se tornar um fórum bienal para o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre C&T entre os países que compõem a Ibero-América.
Informações no site:
http://polisempirika.org/novidades/
sábado, 28 de abril de 2012
sexta-feira, 27 de abril de 2012
Alunos da EE Antônio Marinho de Carvalho Filho visitam DAE
Os alunos da 2ª série do Ensino Médio visitaram, no dia 25 de Abril, a Secretaria Municipal de Saneamento de Presidente Venceslau. A visita teve o intuito de mostrar aos alunos como é realizado o tratamento da água até o momento de chegar em nossas residências. No desenvolvimento das situações de aprendizagem do Currículo de Química, a professora Maria José procurou utilizar como estratégia a pesquisa de campo, com objetivo de auxiliar os alunos em suas reflexões e atitudes com foco no uso consciente da água e sua preservação.
Parabéns Maria José (Cecé) pela iniciativa!
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Reunião de Trabalho
Apreciamos a bela palestra com o Secretário da Educação do Estado de São Paulo, em Presidente Prudente.
HTPC na E.E. Hemilson
Dia 24/04 participamos de mais uma HTPC na E.E. Hemilson. Momentos valiosos de estudo e troca de experiências.
Parabenizo a professora Márcia pela iniciativa de proporcionar aos alunos da 2ª série do Ensino Médio, visita a estação de tratamento de água de Presidente Prudente.
Agradeço a acolhida e desejo muita cri-atividade a todos nós.
quarta-feira, 18 de abril de 2012
HTPC na EE Alice Maciel
No dia 16/04, em reunião de trabalho, na EE Alice Maciel, apreciamos o trabalho pedagógico desenvolvido pela professora da Ticiana. Momentos valiosos!
Profissão professor " Uma profissão árdua mas digna de todas as outras"! Acredito refletindo sobre nosso caminhar pedagógico reorganizamos o nosso pensamento, como diz Hoffmann.
imagem disponível em:http://www.google.com.br/imgres?
Professor Pesquisador
Professor: Eterno Pesquisador
Por muitos anos a prática profissional dos professores pôde ser comparada com os passageiros que utilizam os serviços metroviários diariamente. Pessoas apressadas, automáticas em suas ações corriqueiras, sem o hábito de observar, caladas em seu próprio mundo. Essas pessoas no momento do embarque entram em vagões que não se comunicam e chegam ao destino desejado. Analogamente, o professor vai desenvolvendo o seu trabalho fechado em sua sala de aula com seus trinta ou quarenta alunos apressados em transmitir um rol de conteúdos específicos, sem observar o que o vizinho está fazendo, e em meio a tantas informações disponíveis encontra-se desconectado, fazendo uma longa viagem solitária no seu vagão.
Deparamos, ainda hoje, com um cenário em que o professor utiliza como principal ferramenta de trabalho o giz e a lousa. Aulas teóricas onde o professor é o transmissor do conhecimento, tendo dificuldade em encontrar uma nova forma de circular informação e organizar o conhecimento.
O mundo esta em constante transformação, as informações estão disponíveis em grande velocidade, sendo necessário que essa transformação seja acompanhada. Repensar nossas práticas pedagógicas torna-se uma competência essencial para desenvolvermos com profissionalismo o nosso trabalho. Os desafios a serem superados são muitos e não são propostas curriculares e decretos que vão mudar a prática do professor, mas a reflexão do fazer pedagógico pode reorientar o trabalho significativamente, modificando a relação entre o professor, aluno e conhecimento.
Segundo o professor Simão a internet é uma imensa biblioteca, contamos com uma rica fonte de informação que ao mesmo tempo pode se tornar pobre, tornando imprescindível preparar o aluno para selecionar essas informações. Vivemos na era do clique e basta um para que as informações sejam disponibilizadas, faz-se necessário mobilizar o professor para a importância do uso das tecnologias, mostrando caminhos para que esses recursos tecnológicos possibilitem a criação e elaboração de ricas situações de aprendizagem, favorecendo a aprendizagem dos alunos ao trabalhar com as informações, classificando-as e analisando-as para que se transformem em conhecimento.
Texto produzido pela professora de Educação Básica: Rozineide Vital Pedrosa
http://www.google.com.br/imgres
Referências:
SIMÃO, Pedro – Entrevista veiculada em Salto para o futuro-bloco5.
Assinar:
Postagens (Atom)